quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Resenha: Para todos os garotos que já amei

Boa tarde, amores! Desculpem a ausência, mas é que esses dias andam corridos demais. Como prometido, vim postar minha resenha sobre o livro "Para Todos Os Garotos Que Já Amei", da escritora Jenny Han.

Lara Jean é a irmã do meio e é órfã de mãe, quando sua irmã mais velha, Margot, vai para faculdade na Escócia as responsabilidades da casa e de cuidar do pai e da irmã caçula, Kitty, fica toda para ela. Mas o que Lara Jean não esperava é que quando a ida da irmã para a faculdade, não só suas responsabilidades iriam aumentar, como também ela teria que aprender a lidar com alguns problemas sem ter a irmã por perto para ajudá-la. Como se já não fosse muito ter que cuidar da irmã caçula e do pai, Lara Jean tem que começar a lidar com os problemas criados por cartas que ela escreveu durante anos para todos os garotos por quem ela já se apaixonou. Ao todo são cinco garotos, mas apenas três chegam a ir falar mesmo com Lara Jean sobre as cartas. Sendo um dos três, Lucas, um garoto que é gay e acaba tornando-se amigo de Lara Jean. Os outros dois são Peter e Josh, Peter o namorado de sua ex-melhor amiga e Josh o namorado de Margot, sua irmã mais velha. Com a ida de Margot para Escócia e o termino  de namoro, após receber a carta de Lara Jean, Josh começa a ver Lara Jean de um modo diferente. E para não magoar a irmã, a garota acaba se metendo em um falso namoro com um dos garotos das cartas, Peter, que havia acabado de terminar o namoro com Gen. Então com a ajuda de Peter, Lara Jean começa a enganar Josh, fazendo-o pensar que realmente namora Peter. O que a garota não esperava é que o falso namoro fosse a fazer conhecer um Peter diferente, que a convivência com ele fosse fazê-la ver um lado que ela jamais imaginou que existisse. O que Lara Jean também não esperava, é que Peter fosse corresponder aos seus sentimentos, que assim como ela, ele fosse se apaixonar.
Após Lara Jean e Peter finalmente decidirem assumir seus sentimentos um pelo o outro e se acertarem, a ex de Peter começa espalhar uma fofoca sobre os dois. O que acaba fazendo com que Lara Jean brigue com Peter e se afaste do garoto. Depois de algumas tentativas de conversar com Lara Jean, Peter parece ter desistido dos dois. Até que um dia após o natal, depois que Margot já voltou da Escócia, a família de Lara Jean está dando uma festa e Peter aparece convidado por Kitty. Com essa chegada repentina na festa, Peter acaba brigando novamente com Lara Jean, mas dessa vez Josh, que também estava na festa, aparece e entra no meio da discussão. Em meio a briga dos três, Peter menciona sobre o beijo que Josh deu em Lara Jean e Margot acaba ouvindo. Com raiva da irmã, Margot fica nervosa e Josh vai atrás dela. Lara Jean começa a chorar e Peter tenta consola-la, mas ela nega o abraço do garoto e o manda embora. Depois da discussão com Peter e Josh, Lara Jean tem que enfrentar a raiva de Margot. O que Lara Jean não esperava é que a irmã fosse usar da fofoca inventada por Gen para se vingar. Depois que o pai da garota vai conversar com ela, acreditando fielmente que Margot havia dito a verdade, Lara Jean se enfurece e vai tirar satisfação com Margot. As duas discutem e no final acabam chorando e pedindo desculpas uma á outra. Alguns dias passam depois de todos esses acontecimentos e já é Ano Novo. Margot vai para uma festa com os amigos e o pai de Lara Jean vai para uma festa junto com os colegas de trabalho. Kitty e Lara Jean passam a virada de ano juntas. Então, vendo a irmã ainda sofrendo por Peter, Kitty decide revelar um segredo. Ela conta a Lara Jean que foi a culpada pelas cartas terem sido enviadas e devolve a irmã mais velha a caixa de chapéu, onde as cartas eram guardadas. Ao abrir a caixa, Lara Jean se depara com vários bilhetes de Peter. Bilhetes que ele escreveu para ela durante o falso namoro dos dois e que ela havia jogado fora após o término. O livro acaba com Lara Jean desculpando Kitty e escrevendo uma carta para Peter. Mas uma carta diferente das anteriores, uma carta falando que ainda o ama.
Li esse livro em dois dias, ele é um daqueles livros que você começa ler e não quer parar mais. Tem uma leitura super fácil de acompanhar e personagens apaixonantes. Confesso, que quando falo sobre "personagens apaixonantes" me refiro especialmente ao nosso mocinho da trama, Peter. No começo não gostei muito dele, preferia o Josh, claro, mas no desenrolo da história, é impossível não se apaixonar por Peter. Outra coisa que gostei no livro, é que ele sai um pouco fora do clichê. Apesar de Lara Jean e Peter serem apaixonados um pelo o outro, os dois não terminam juntos. E ainda sim o final não é triste, muito pelo contrário. A única coisa que fiquei tentando imaginar na história, foi o que aconteceu com o colar da loja da mãe de Peter que Lara Jean tanto queria. Pois no natal, quando o pai dela vai entregar os presentes para ela e as irmãs, diz que não encontrou mais o colar quando foi compra-lo. Achei que quando Peter aparecesse na festa, ele a entregaria o colar, mas isso não acontece. Admito, que isso me decepcionou um pouquinho. 

4 comentários:

  1. seguindo teu blog como Mary Martins. retribui?
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Talita, tudo bem?
    adorei a resenha, apesar de achar que esse livro é mais um superficial sabe? mas tenho vontade de ler, parece ser uma leitura boa para passar o tempo.
    Beijos

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Edna! Tudo ótimo, e com você? Desculpe a demora para responder seu comentário.
      Não acho que a palavra certa para o livro seja superficial, acredito que talvez ele dê tal impressão por ser voltado por públicos mais jovens, é o tipo de romance que qualquer pré-adolescente que gosta de ler se apaixonaria. Tenho certeza que se ler não irá se arrepender, ele tem uma leitura fácil e gostosa. Tanto que o li em algumas horas enquanto viajava.
      Abraços <3

      Excluir