quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Feminismo, pra quê? Pra quem?


Muito vejo falar de feminismo por aí, mas quanto mais gente fala sobre, menos gente parecem saber o que realmente significa o feminismo. Vejo muitos definirem feminismo como "mimimi", vitimismo ou então rebaterem com argumentos do tipo "quero ver uma mulher dar conta de fazer isso". Sinceramente? Tudo isso me decepciona. Me decepciona que em pleno 2017 - quase 2018 - ainda seja preciso insistir e tentar mostrar para as pessoas o quanto o feminismo é importante.

Não, meu caro. Feminismo não se trata de "mimimi", nem de vitimismo, tampouco se trata de mulheres querendo ser superiores aos homens. Pelo contrário, feminismo é uma luta por igualdade, somos nós tentando mostrar á vocês que não há nenhum sexo frágil e que podemos sim, fazermos tudo o que vocês fazem. Podemos dirigir ônibus, construir casas, consertar carros, ocupar cargos importantes em empresas. Não é nosso órgão genital que define o que podemos ou não fazer, somos nós. Não há um manual a ser seguido, mulheres podem e devem ser livres para fazer aquilo que bem entenderem, que bem quiserem.

Estamos aqui em busca de igualdade e de direitos. Queremos poder andar tranquilamente pelas ruas, sem precisar ter medo. Queremos o direito de sermos quem realmente somos, sem precisar da aprovação de ninguém. O que nós queremos não é nada de tão excepcional. Nós queremos apenas o que nos é de direito, queremos igualdade, queremos respeito. E por isso o feminismo está aí, está para mostrar que podemos conseguir isso e muito mais. 

Ser feminista não se trata de não se depilar ou de odiar os homens. O feminismo não é isso que tentam pintar por aí. Tudo o que queremos é nosso direito de escolha, é poder escolher o que vestir e quando vestir, o que fazer e quando fazer. É poder sair sozinha a noite sem o medo de ser assediada ou violentada. Queremos apenas o direito de decidir por nós mesmas, pela nossa vida, pelo nosso corpo, por aquilo que nós somos. O feminismo não é apenas pra mim, é para todas, até mesmo para aquelas que gostam de bater no peito e dizer que não são feministas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário