terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Resenha: Despersonalização: Quando Conheci o Fundo do Poço

Bom dia, amores! Hoje vim fazer uma resenha sobre o livro da Daiana, do blog Vida Após Dezoito. Bom, quem se interessar pode ficar sabendo mais sobre o livro aqui e até mesmo compra-lo como e-book no Amazon por um preço bastante acessível.

Ficha Técnica:

Autora: Daiana de Azevedo
Sinopse: Despersonalização, é um transtorno psicológico onde a pessoa apresenta uma desordem dissociativa, as vezes não reconhecendo a si mesmo ou o ambiente externo, tendo a impressão de que as coisas ao seu redor sejam um filme e ele é apenas o espectador passivo, problema este comum, só que muitas vezes invisível. Nesse conto você se tornará intimo do personagem e descobrirá como uma pessoa com esse distúrbio psíquico passa os seus dias, acompanhará também o motivo e a cura desse mal, em uma história envolvente sobre um assunto de muita seriedade. Um conto que fará você analisar se está cuidando bem da sua mente e ponderar o que realmente vale a pena.
O livro fala sobre despersonalização, contando a história de um homem que perdeu tudo por causa de um transtorno da mente. Durante a narração, nosso personagem vai falando sobre como se sente e como seus dias são confusos e difíceis desde que começou a sofrer da doença psicológica. O que é mais interessante, é que o personagem diz que antes de começar a sofrer do mal de despersonalização e ir perdendo tudo o que mais amava, ele via doenças psicológicas como 'coisa de mulherzinha'. E não acreditava que algo do tipo poderia acontecer com ele mesmo.
O personagem relata alguns momentos de seus dias, falando sobre como se sente e como ele classifica um dia como bom ou ruim. Algo que é inevitável não mencionar em relação a nosso personagem, é que uma das consequências de sua doença é o afastamento dele da vida social, deixando de manter contato com amigos, terminando o casamento e até mesmo deixando de falar com a própria família. Enquanto para o resto do mundo ele torna-se intocável, para um pequeno gatinho branco ele acaba tornando-se o oposto. Ao encontrar o gato, sem saber bem o porque, ele o leva para casa e cuida do animal. Fazendo com que o gatinho com o passar do tempo vá se afeiçoando pelo dono, tornando-se seu fiel companheiro.
No final, nosso personagem tem um surto após encontrar a ex-esposa no supermercado e acaba desmaiando. Quando acorda, lá está Faísca - o gato - ao seu lado, como sempre em todo o tempo dos dois juntos. Só depois desse surto, de quebrar tudo o que viu pela frente e acabar desmaiando, o personagem decide ter força de vontade para retomar sua vida. Voltando a ter contato com o mundo lá fora, chegando até mesmo a voltar a manter um contato mais frequente com a mãe, que até então era evitado ao máximo.
Crítica: Apesar de ser acostumada a ler livros completamente diferentes desse, devo dizer que gostei bastante. Ler isso foi a mesma coisa de sentir cada angustia, cada sensação de raiva e confusão que o personagem traz consigo. Além do mais, faz com que a gente comece a pensar mais sobre a realidade de pessoas com esse tipo de transtorno e entendê-las um pouco melhor. Uma vez, que assim como o personagem, a maioria das pessoas só começam a levar doenças assim a sério quando são as vítimas desse mau.

2 comentários:

  1. Muito obrigada, resenha fantástica . Quero muito agradecer essa oportunidade de ter um retorno tão bom do conto. Saber que alcancei meu objetivo (passar uma mensagem) é muito gratificante . Feliz também por saber que você conseguiu captar os sentimentos do personagem e entender um pouco mais a fundo, entender sentindo o que ele sentia.

    Obrigada mesmo por todo o carinho. Amei seu blog e estou te acompanhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quem agradeço pelo oportunidade de resenhar um livro com um conteúdo tão bom, meus parabéns e sucesso com o livro! <3

      Excluir